Adriano Rocha diz que Campus Party, em Goiás, veio para sanar lacunas

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Goiás, Adriano Rocha concedeu entrevista ao portal BizMeet. Ele falou sobre a importância da Campus Party, para Goiás
Em entrevista concedida a Juliana Ribeiro, coordenadora do portal de tecnologia BizMeet, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Goiás, Adriano Rocha ressaltou que a realização da Campus Party, em Goiás foi de importância singular.
De acordo com o secretário, o evento permitiu que pessoas com real interesse em tecnologia viessem e participassem de maneira efetiva do encontro, por não se tratar de uma feira de vendas. “A Campus possui maratonas, onde permite que as equipes já saiam daqui com uma solução pronta. Isso estimula a sociedade a participar efetivamente da inovação,” disse o secretário Adriano Rocha
Rocha também disse, que Goiás, era o estado de onde as pessoas mais saiam para participar de outras edições da Campus Party, no Brasil. “O estado já estava com demandas reprimidas na área de inovação. A Campus veio sanar essa lacuna.”
INVESTIMENTOS
Com recursos da SUDECO, serão criados Laboratórios Include em Goiás. O objetivo é inserir os jovens na robótica e novas tecnologias e também, prepara-los para o mercado de trabalho.
No ITEGO, já foram implantados laboratórios práticos chamados de Real Labs, com impressoras 3D e tecnologia de ponta.
SETOR PRODUTIVO
Estão em andamento várias ações para aproximar o Setor Produtivo da Academia.
PARQUES TECNOLÓGICOS
Foram lançados 6 (seis) Parques Tecnológicos e uma frente parlamentar que deve gerar R$ 50 milhões para a infraestrutura desses parques.
Em Rio Verde e Jataí, por exemplo, os parques tecnológicos já possuem área definida. Agora é providenciar a infraestrutura: água, esgoto e asfalto.
PROGRAMA DE APOIO A STARTUPS
– PROGRAMA CENTELHA
É uma iniciativa que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.
O programa oferece capacitações, recursos financeiros e suporte aos participantes. O edital está publicado no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e os interessados já podem submeter suas propostas de ideias inovadoras na plataforma (programacentelha.com.br/go) que permanecerá aberta até o dia 4 de outubro.
No BizMeet, há informações sobre o tema e instruções para cadastrar a sua startup.
– REDE GOV.BR
A Rede Gov.br é uma plataforma que se propõe a modernizar a gestão pública, facilitando o acesso aos serviços, via aplicativo ou site.
Segundo o governo de Goiás, o Estado foi o 6º a aderir ao programa, contudo já ingressou, com o desafio de ser campeão na apresentação de resultados.
FUTURO DO TRABALHO
Juliana Ribeiro coordenadora do BizMeet, ministra palestras e cursos sobre o tema. Ela citou a importância desse Fórum e comentou que esse foi um dos temas tema mais discutidos no último fórum econômico em Davos.
Já o secretário Adriano Rocha destacou que muitas das profissões do futuro próximo sequer existem, e segundo ele, é fundamental preparar as pessoas e discutir esse tema. “A Europa já investe muito nesse tema e o Brasil agora que está despertando para essa questão,” finalizou.
Seja o primeiro a comentar!