Tecnologia Hudson Cunha

Concurso Aluno Digital chega ao fim mobilizando sete mil estudantes

Concurso Aluno Digital chega ao fim mobilizando sete mil estudantes

Iniciativa premia alunos do ensino fundamental, ensino médio e EJA da rede pública de Brasília e oito cidades do entorno

O Auditório Central da Universidade Católica de Brasília será palco, no dia 20 de outubro, da cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso Aluno Digital e contará com apresentações musicais. O concurso, que recebeu cerca de 650 trabalhos inscritos com o tema “Seja Digital e não deixe ninguém ficar para trás! A TV brasileira vai ser plenamente digital”, é uma das ações realizadas pela Seja Digital para informar e mobilizar a população da região sobre o desligamento do sinal analógico que irá acontecer em uma semana. A partir de 26 de outubro a programação de TV aberta será transmitida exclusivamente em formato digital na região.

Além do Mamulengo Presepada, que atuará como mestre de cerimônia, o evento contará com a exibição da banda Batuque Serrano com o Samba Enredo da TV Digital – e a apresentação musical de grupos de professores finalistas. Ainda na programação, coquetel e brindes serão oferecidos para todos os finalistas presentes.

A competição ocorreu ao longo dos meses de setembro e outubro no Distrito Federal e em oito cidades do entorno, envolvendo estudantes do ensino fundamental, ensino médio e Educação para Jovens Adultos (EJA) da rede pública. Os participantes concorreram em quatro categorias: desenho, redação, vídeo e composição musical. O objetivo do Aluno Digital foi estimular crianças e adolescentes a apoiarem suas comunidades, informando e orientando de forma didática sobre a mudança do sinal de TV. Os trabalhos finalistas foram divulgados no site da Seja Digital para votação popular, que contou com mais de 13 mil votos populares.

 

Serviço

Data: 20/10, quinta-feira

Horário: 15h às 17h

Local; Auditório Central da Universidade Católica de Brasília – localizado na QS 7 lt 1 – Águas Claras

 

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV) é responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e tem previsão de finalização em 2018, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Sobre o autor | Website

Jornalista Especializado em Comunicação Empresarial e Marketing em Mídias Digitais. É idealizador da Escola do Jornalista Digital e Diretor de Comunicação e Marketing da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.