Ducília Oliveira | Mesmo em tempos de crise, as empresas devem manter o foco em conquistar novos clientes

Reduzir custos sem perder a qualidade dos processos, tornou-se um desafio em tempos de pandemia. Ao realizar o processo de redução, deve-se analisar passos importantes como planejamento e metodologias para que não afete o objetivo final dos serviços. Independentemente de ser uma empresa iniciante ou com anos de mercado, é de suma importância acompanhar os processos internos para tomada de decisão na otimização dos custos.
A tecnologia é uma grande aliada para atuar na agilidade de etapas que podem atrasar o fluxo diário, proporcionando uma melhora no desenvolvimento operacional. Esse processo de automação concebe uma redução de gastos em médio e longo prazo, ganhando, em contrapartida, uma comunicação interna dos processos de venda mais eficaz, mantendo a lucratividade das empresas.
Mesmo em tempos de crise, as empresas devem manter o foco em conquistar novos clientes, desenvolvendo estratégias para fechar negócios. Dessa forma, realizar uma avaliação do mercado a sua volta, junto à equipe estratégica, dará a percepção necessária para mudar sem perder o foco e se manter no mercado.
Orientações para Empresas num cenário de pandemia
Com a ajuda do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, listamos alguns tópicos que podem te ajudar nessa situação:
- Cortar gastos:
O período em que vivemos é cheio de incertezas, porque não sabemos ainda durante quanto tempo ele se estenderá e nem quais serão as consequências práticas das atitudes que estamos tomando. Por isso, é muito importante estar preparado para que o negócio não venha a cair e diminuir o máximo possível o valor de gastos pode ser considerado um ato de prudência.
- Interromper a venda de produtos que não geram margem:
É também muito importante estar atento para os produtos que vão gerar lucro e deixar de lado as apostas nos que não produzem vendas de forma efetiva para focar naquilo que vai trazer resultado para o seu negócio.
- Parar investimentos que não são essenciais:
Assim como nas medidas de isolamento, manter somente aquilo que é extremamente essencial também é uma medida para cuidar da saúde de sua empresa. Esse não é o momento para colocar recursos onde eles não são urgentes.
- Renegociar com os fornecedores:
Assim como você, os seus fornecedores estão procurando a melhor forma para cuidar de seus negócios e com certeza estarão dispostos a conversar sobre novos acordos e propostas de venda.
- Reduzir o custo físico da empresa:
Se livrar de instrumentos de trabalho que não têm utilidade, de veículos inutilizados, de patrimônios que podem ser substituídos por outros já adquiridos é também uma medida de segurança. Vale a pena dar um passo atrás para um fôlego de a que a empresa possa precisar no futuro, dado que não podemos ter uma noção de quanto tempo isso vai durar.
- Inove:
Se há um tempo, o Home Office fazia parte da rotina de pouquíssimas empresas, hoje isso já é quase uma regra. Procure novas formas de manter o seu negócio funcionando. Pense em delivery, em novas formas de venda onde o cliente possa fazer um pagamento de forma remota, sem que ele precise se expor aos perigos do Coronavírus.
- Faça parcerias:
Essa é a dica mais importante! Converse com os comércios próximos a você. Nesse momento não pode haver concorrência. Todos devem cooperar para se manterem. Juntos, atravessaremos essa fase. Se houver concorrência, juntos vão fracassar.
Seja o primeiro a comentar!