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Ducília Oliveira | Mesmo em tempos de crise, as empresas devem manter o foco em conquistar novos clientes

Ducília Oliveira | Mesmo em tempos de crise, as empresas devem manter o foco em conquistar novos clientes

Reduzir custos sem perder a qualidade dos processos, tornou-se um desafio em tempos de pandemia. Ao realizar o processo de redução, deve-se analisar passos importantes como planejamento e metodologias para que não afete o objetivo final dos serviços. Independentemente de ser uma empresa iniciante ou com anos de mercado, é de suma importância acompanhar os processos internos para tomada de decisão na otimização dos custos.

A tecnologia é uma grande aliada para atuar na agilidade de etapas que podem atrasar o fluxo diário, proporcionando uma melhora no desenvolvimento operacional. Esse processo de automação concebe uma redução de gastos em médio e longo prazo, ganhando, em contrapartida, uma comunicação interna dos processos de venda mais eficaz, mantendo a lucratividade das empresas.

Mesmo em tempos de crise, as empresas devem manter o foco em conquistar novos clientes,  desenvolvendo estratégias para fechar negócios. Dessa forma, realizar uma avaliação do mercado a sua volta, junto à equipe estratégica, dará a percepção necessária para mudar sem perder o foco e se manter no mercado.

 

Orientações para Empresas num cenário de pandemia

Com a ajuda do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, listamos alguns tópicos que podem te ajudar nessa situação:

  1. Cortar gastos:

O período em que vivemos é cheio de incertezas, porque não sabemos ainda durante quanto tempo ele se estenderá e nem quais serão as consequências práticas das atitudes que estamos tomando. Por isso, é muito importante estar preparado para que o negócio não venha a cair e diminuir o máximo possível o valor de gastos pode ser considerado um ato de prudência.

  1. Interromper a venda de produtos que não geram margem:

É também muito importante estar atento para os produtos que vão gerar lucro e deixar de lado as apostas nos que não produzem vendas de forma efetiva para focar naquilo que vai trazer resultado para o seu negócio.

  1. Parar investimentos que não são essenciais:

Assim como nas medidas de isolamento, manter somente aquilo que é extremamente essencial também é uma medida para cuidar da saúde de sua empresa. Esse não é o momento para colocar recursos onde eles não são urgentes.

  1. Renegociar com os fornecedores:

Assim como você, os seus fornecedores estão procurando a melhor forma para cuidar de seus negócios e com certeza estarão dispostos a conversar sobre novos acordos e propostas de venda.

  1. Reduzir o custo físico da empresa:

Se livrar de instrumentos de trabalho que não têm utilidade, de veículos inutilizados, de patrimônios que podem ser substituídos por outros já adquiridos é também uma medida de segurança. Vale a pena dar um passo atrás para um fôlego de a que a empresa possa precisar no futuro, dado que não podemos ter uma noção de quanto tempo isso vai durar.

 

  1. Inove:

Se há um tempo, o Home Office fazia parte da rotina de pouquíssimas empresas, hoje isso já é quase uma regra. Procure novas formas de manter o seu negócio funcionando. Pense em delivery, em novas formas de venda onde o cliente possa fazer um pagamento de forma remota, sem que ele precise se expor aos perigos do Coronavírus.

  1. Faça parcerias:

Essa é a dica mais importante! Converse com os comércios próximos a você. Nesse momento não pode haver concorrência. Todos devem cooperar para se manterem. Juntos, atravessaremos essa fase. Se houver concorrência, juntos vão fracassar.

Sobre o autor | Website

Hudson Cunha foi Secretário de Comunicação, Diretor de Comunicação na Associação de Blogueiros do Distrito Federal e Entorno. É jornalista Especializado em Comunicação Empresarial e Marketing em Mídias Digitais e idealizador do Instituto Hudson Cunha - Consultoria, Treinamento e Assessoria e da Agência 84 – Comunicação. Inteligente, alegre e amante de um bom vinho.

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