Em Brasília, ação dos bombeiros reforça proteção e combate Coronavírus

No Aeroporto Internacional de Brasília aconteceu na tarde da última segunda-feira (16) uma ação eficiente do Governo do Distrito Federal que contou com aparelhos de última geração e com a presença do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CMBDF) para conter o avanço do coronavírus. Os militares que estavam com vestimentas de proteção circularam na área de desembarque de passageiros internacionais.
A operação resulta de uma parceria entre a concessionária Inframérica, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Receita Federal e a Polícia Civil. E tem o intuito realizar, nos próximo dias, testes de simulações dos equipamentos de última geração que tem a capacidade de identificar se em um local há pessoas contaminadas com a Covid 19.
“A medida vai nos ajudar a saber quanto tempo vamos gastar na abordagem dos passageiros, evitando que os transtornos sejam maiores”, explicou o tenente-coronel Giancarlo Borges Pedroso, responsável pela operação.
É esperado que cerca de 100 bombeiros participe quando os trabalhos iniciarem de fato, o que está previsto para os próximos dias. “Só estamos precisando da autorização da Anvisa, que é a autoridade sanitária responsável pelo espaço, para agir em todas as aeronaves”, ressaltou Pedroso.Ação de Prevenção
A primeira fase da ação pretende executar uma triagem dos passageiros de todos os voos internacionais, no embarque e no desembarque, para buscar encontrar, por meio das câmeras térmicas, pessoas com febre, que é um dos sintomas do Coronavírus. Se houver detecção de alguém assim, a pessoa será encaminhada para o atendimento na rede de Saúde.Equipamentos na Operação
São 20 câmeras térmicas para medir a temperatura dos passageiros. Três aparelhos Coliolis que tem como função captar o ar e o transformar e amostras para analisar o ambiente. E outros dois aparelhos chamado de Veredos que confirma a presença do coronavírus por intermédio de um chip. A aparelhagem completa será usada pelo Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros nos voos internacionais, nos voos domésticos serão usadas somente as câmeras térmicas.
“São medidas preventivas no sentido de conter a proliferação do vírus, tentando minimizar que ele se propague”, salientou Pedroso. “As ações do governo para diminuir a circulação das pessoas nas vias, e aqui [no aeroporto], da mesma forma, vamos tentar identificar precocemente esse paciente, isolá-lo e conduzi-lo ao tratamento, diminuindo assim a quantidade de casos.”
Foto: G1 DF
Seja o primeiro a comentar!