Ibaneis envia projeto de assentamento a Bolsonaro

Ibaneis Rocha (MDB) enviou um novo projeto de lei ao presidente Jair Bolsonaro, no último dia 27. A minuta trata da desafetação da Floresta Nacional de Brasília (Flona). Um outro local seria ampliado, em troca da área de 996,4783 hectáres.
Segundo o governador, enviar o esboço foi o primeiro passo para o andamento do projeto. Além disso, ele reitera que vai reforçar a fiscalização no local. Assim poderá evitar possíveis invasões.
“Não tratei pessoalmente com o presidente, mas tenho interlocutores qualificados, como é o caso da deputada Celina Leão, que esteve por lá”, lembrou o governador. A deputada (Progressistas-DF) defendeu o assunto na segunda-feira (02/3).
O tema foi debatido junto ao ministro Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência. Celina apontou que “quando fizeram a demarcação da floresta, incluíram a área que era utilizada por agricultores”. Ela ainda ressalta que o Distrito Federal continuará com o ônus de parar com as invasões, mas também poderá ser regularizada com a lei.
Quando a Flona foi criada, há 21 anos, possuía mais de 3 milhões de hectáres e o objetivo sempre foi proteger os recursos hídricos e a biodiversidade do Cerrado. A ideia do governador visa regularizar o assentamento 26 de Setembro, que fica na área 2. No entanto, o acréscimo deveria ser na área 1 e o intuito é proteger o meio ambiente.
O projeto cita ainda plantações de pinus e eucaliptos, que ocupavam áreas significativas da floresta e foram plantadas pela antiga Proflora, em 1962. Unidades agrícolas e componentes do Projeto Integrado de Colonização Alexandre de Gusmão (Picag), do Incra também participaram da ação.
Ampliar a Área 1 e desafetar a Área 2 é necessário para destiná-la à fixação do Assentamento 26.
Seja o primeiro a comentar!