Blog

Preparados? Em 2016 as eleições serão mais disputadas pelas redes sociais

Preparados? Em 2016 as eleições serão mais disputadas pelas redes sociais

Hudson Cunha urna-redes-sociaisAs eleições municipais do ano que vem prometem ser mais agressivas e acirradas da história do país. Com o grande número de eleitores irritados com a política e os políticos e com o acesso cada vez maior as novas tecnologias, eu arrisco dizer, que estes serão os ingredientes que terão um efeito explosivo nas redes sociais sobre a reputação dos candidatos. Você duvida?

Então candidato… Prepare-se para 2016

Ano que vem às redes sociais serão a arma de guerra do político disposto a vencer as eleições, ou seja, funcionará como a velha campanha de rua, à base do corpo a corpo. O candidato que ainda não entendeu o poder da comunicação digital esqueça, pois já perdeu a eleição.

Ainda hoje, há quem diga que ter um site ou perfil no Facebook está fazendo Marketing Político. Engana-se, pois é muito mais que isso.  O candidato deve conquistar o seu eleitor e para isso, é preciso tirar o foco das ofensas e difamações. Contudo é mais do que necessário aprender a gerar conteúdo relevante, conversar, relacionar, envolver e inspirar. É também preciso descobrir como gerar o conteúdo certo, entender a dinâmica do marketing de conteúdo, conhecer o jeito certo de se fazer uma boa construção de lista, segmentação de público, construção de uma equipe digital, definição de estratégias, monitoramento e análise. Estes são o conjunto de estratégias que orquestradas da maneira correta podem dar um salto surpreendente na sua campanha.

O Eleitor não cai naquele veeeelho discurso… A comunicação mudou e o eleitor também

Segundo dados do Nielsen IBOPE, existem hoje, cerca de 58,2 milhões de brasileiros com acesso à internet em casa ou no local de trabalho. Deste total, 45 milhões estão conectados às redes sociais. Já somos o quinto mercado de internet no mundo. O que tudo isso quer dizer? Os nativos digitais, usuários frequentes da rede, vão decidir os seus votos baseados na troca de informações e ideias que vão ocorrer na internet durante a campanha política.

O candidato que pretende construir um projeto político deve organizar essa importante frente de sua campanha na internet. Defina seu discurso, seu público, seus nichos, planeje seu conteúdo, faça relacionamento com sua audiência e monitore. Não deixe para depois o que você pode fazer agora.

No momento que for dada a largada da campanha oficial, você já estará em processo de campanha, suas estratégias já estarão em andamento. Com isso você terá muita coisa ao seu favor.

Sobre o autor | Website

Hudson Cunha foi Secretário de Comunicação, Diretor de Comunicação na Associação de Blogueiros do Distrito Federal e Entorno. É jornalista Especializado em Comunicação Empresarial e Marketing em Mídias Digitais e idealizador do Instituto Hudson Cunha - Consultoria, Treinamento e Assessoria e da Agência 84 – Comunicação. Inteligente, alegre e amante de um bom vinho.