Veículos do Senado participam de debate sobre atualização na Lei de Radiodifusão

O II Fórum Nacional de Radiodifusão debateu na última quinta-feira (5) assuntos sobre o respeito à liberdade de imprensa, o novo regulamento de rádiodifusão e a implementação das rádios digitais. O objetivo é facilitar a atuação dos comunicadores e melhorar o acesso à informação, além de promover a integração entre as redes. O encontro reuniu diversos profissionais da área.
A diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Érica Ceolin falou das experiências da TV Senado e da Rádio Senado em meio às tendências de comunicação digital. “Estamos estudando essa interatividade entre a televisão que eu recebo hoje em casa, e como eu posso fazer a minha demanda direto na TV. Como é esse mundo de interatividade que a internet me faz. Eu vou trazer tudo isso para o meu dia a dia”.
Representando o Ministério da Ciência e Tecnologia, Elias Gurgel afirmou que “já foi assinado uma Portaria, que trata da possibilidade de mudança do canal virtual”. Ele acrescenta que, a operadora de televisão, que tiver seu canal com o número 51, poderá ser reduzido para os canais mais próximos entre um e 13, caso ache necessário. Isso já foi regulamentado e existe um sistema eletrônico, em que a solicitação é feita pela internet. “Isso é uma forma de incrementar a audiência das consignações da união”, complementa Gurgel.
A TV Câmara e a TV Justiça estiveram presentes no debate. Além disso, a programação contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes. Hoje as TVs por assinatura exibem gratuitamente as consignações da União. A ideia é que os provedores de internet façam o mesmo.
Blog Hudson Cunha com informações da Agência Senado
Seja o primeiro a comentar!