Entorno Geral Hudson Cunha

Águas Lindas adere ao Programa de Ensino à Distância UEG em Rede

Águas Lindas adere ao Programa de Ensino à Distância UEG em Rede

O evento foi promovido pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Governo do Estado de Goiás para o lançamento do UEG em Rede, programa que possibilitará o acesso e a presença da educação pública e gratuita a todos os municípios goianos.

O prefeito Hildo do Candango acompanhado do secretário de Educação, Deusimar Macedo, e outras autoridades em educação do município de Águas Lindas, participaram na última quinta-feira (14), do evento promovido pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Governo do Estado de Goiás para o lançamento do UEG em Rede, programa que possibilitará o acesso e a presença da educação pública e gratuita a todos os municípios goianos.

O prefeito Hildo do Candango assinou o termo de adesão ao programa pelo grau de importância em proporcionar aos alunos da rede pública de ensino do município a oportunidade de ensino à distância de qualidade. “O governador, José Eliton, e a UEG tem focado em buscar mecanismos para dar oportunidade aos nossos jovens ao ensino de qualidade à distância, pois o alto custo com transportes muitas vezes afastam nossos jovens da realização deste sonho. O sistema de Educação à Distância oportuniza a inclusão e a democratização do ensino superior com qualidade”, destacou o prefeito.

Na oportunidade o governador José Eliton afirmou que o Programa UEG em Rede vai resolver um dilema: todos os anos milhares de jovens do interior concluem o ensino médio e não ingressam no ensino superior por falta de condições para se deslocar para a capital ou cidades maiores e, por questões orçamentárias e operacionais, é impossível levar a Universidade de forma presencial para todos os municípios goianos.

“O Programa representa mais que a democratização e a universalização do Ensino Superior, ele representa dar a quem mais precisa a oportunidade de sonhar com um futuro melhor. Esse programa vai fazer da UEG, cada vez mais, um instrumento de transformação pessoal e de impacto social”, disse o governador, reforçando que é dever do Estado promover o acesso à formação superior a toda população.

O reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, informou que na primeira etapa, o Programa alcançará quase 50 municípios a mais, além dos 41 Câmpus onde a Universidade já está presente e além dos 15 polos de Educação à Distância já existentes. De início, 11 mil alunos serão atendidos e a perspectiva é chegar ao final de 2022 ofertando 45 mil vagas em cursos EaD em todo o estado..

Para o diretor do Cear, professor Valter Gomes, o grande potencial do UEG em Rede é que haverá um professor-tutor acompanhando um número pequeno de alunos. “Cada professor-tutor acompanhará no máximo 50 alunos e isso permitirá que ele faça a mediação pedagógica”. É educação superior mediada por tecnologia, mas é educação e de muita qualidade, assegura o diretor.

Na solenidade foram assinados a abertura imediata do processo seletivo simplificado para sete mil vagas para os cursos do UEG em Rede e também o termo de adesão ao programa. Na primeira etapa, o Programa UEG em Rede oferecerá os seguintes cursos de Graduação: Bacharelado em Administração (4 anos); Superior de Tecnologia em Gestão Pública (2 anos) e Licenciatura em Pedagogia (4 anos). Pós-graduação: Especializações em Gestão Pública; Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde (18 meses cada).

Entre os municípios que já aderiram ao Programa estão: Abadiânia, Acreúna, Águas Lindas, Alto Horizonte, Anicuns, Aragarças, Aruanã, Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Alta, Caiapônia, Campinorte, Catalão, Cidade Ocidental, Corumbaíba, Cristalina, Fazenda Nova, Bonfinópolis, Goianira, Goiatuba, Guapó, Indiara, Itapaci, Itauçu, Mara Rosa, Montividiu, Mozarlândia, Nerópolis, Nova Roma, Novo Gama, Orizona, Padre Bernardo, Paraúna, Petrolina, Planaltina, Rio Verde, Rubiataba, Nova Veneza de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São Domingos, São Miguel do Araguaia, Valparaíso, Vianópolis, Vicentinópolis e Teresópolis. 

Sobre o autor | Website

Jornalista Especializado em Comunicação Empresarial e Marketing em Mídias Digitais. É idealizador da Escola do Jornalista Digital e Diretor de Comunicação e Marketing da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!