Blog

Coluna “Presença Contábil”, por Ducília Oliveira

Coluna “Presença Contábil”, por Ducília Oliveira

“Nosso inimigo tem nome e sobrenome: COVID-19” – Luiz Henrique Mandetta (Ministro da Saúde)

O assunto realmente está maçante, entretanto, em vários momentos históricos de grande crise nasceram grandes oportunidades.

Ducília, que boa oportunidade pode-se tirar de uma pandemia?

Sem falso otimismo, há sim essa possibilidade. De tudo, pode se ter uma lição, basta ser minucioso, no ponto de vista.

Você meu amigo empreendedor – ou que pretende empreender, já tem um planejamento? Sabe exatamente quem é seu público-alvo? Que cliente pretende alcançar? Conhece suas necessidades e demandas? Como serão geridos os valores que sua empresa irá receber e será feita sua gestão financeira?

Muitas das empresas brasileiras fecham após os dois primeiros anos de sua abertura por não terem estrutura, planejamento, foco e gestão.

ESTRUTURA

Ao pensar em construir uma casa, primeiro passo é fazer uma base sólida, firme: fundações que suportem as mais diversas e inesperadas situações. Mesmo um pequeno empresário?  Sim! Quanto menor, mais bem estruturada deve ser. Como? Em primeiro lugar, adquira conhecimento acerca do que irá fazer e observe qual será seu diferencial nessa área. Conte com suportes de parcerias e outros profissionais que agregam confiabilidade ao seu negócio.

Depois disso…

PLANEJE

Tenha suas metas bem estabelecidas e claras para que você saiba seguir no caminho. Aliás, trace o caminho. Não tenha medo de sonhar, porém, não fuja da realidade. Crie objetivos com prazos pré-estipulados para não acontecer de se perder ou ficar sem direção.

MANTENHA O FOCO

Isso não quer dizer que se você for vender pipoca será só pipoca e pronto. Saiba aonde quer ir, por qual motivo, como ir e quando chegar lá inove, não fique obsoleto.

Trabalhe com uma boa GESTÃO de habilidades. Conheça sua obra, seu ambiente de mercado, seus pontos fracos e fortes. Quanto melhor você conhece seu inimigo, melhor você se prepara para enfrentá-lo.

Ótimo, mas em que isso se relaciona com a frase do ministro da saúde? Infelizmente, o vírus é algo que desconhecemos e, exatamente por isso, nos ameaça e amedronta as nossas mentes.  É difícil lidar com tal situação, porque ainda estamos aprendendo a nos proteger dela, certo?

Nesse momento, nossa maior fraqueza é o despreparo. Existem profissionais capacitados que oferecem auxílio aos micro e pequenos empresários. Eles propiciam leituras, seminários, vídeos, e para as profissões regulamentadas, seus conselhos de classe.

Contudo, não desista! São frases realmente “clichês” que devem ser como uma espécie de mantra de qualquer pessoa que pretende ter seu profissionalismo reconhecido e valorizado. Para isso, conte sempre com seus parceiros e pessoas que estão dispostas a te ajudar.

Beijos da , e até a próxima!

Sobre o autor | Website

Hudson Cunha foi Secretário de Comunicação, Diretor de Comunicação na Associação de Blogueiros do Distrito Federal e Entorno. É jornalista Especializado em Comunicação Empresarial e Marketing em Mídias Digitais e idealizador do Instituto Hudson Cunha - Consultoria, Treinamento e Assessoria e da Agência 84 – Comunicação. Inteligente, alegre e amante de um bom vinho.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!