Brasília Geral Hudson Cunha

DF: Aprimorar os estudos é essencial para jovem que participou do Mundo SENAI

DF: Aprimorar os estudos é essencial para jovem que participou do Mundo SENAI

Quem busca sucesso numa carreira sabe que precisa se especializar e garantir experiência. A plataforma digital Mundo SENAI faz essa orientação visando profissionais bem-sucedidos. Lançada no início do mês em todas as unidades da instituição pelo Brasil, já colhe frutos. Um exemplo é o aluno da unidade do Gama-DF, Pedro Henrique Cardoso, 21 anos. O jovem cursa o Programa de Aprendizagem Industrial em Instalações Prediais e Industriais há mais de um ano. E ainda trabalha como menor aprendiz numa empresa de bebidas. Mas conta que aprimorar os estudos é o maior aprendizado do Mundo SENAI.

“Eu olho a área da engenharia elétrica como uma área que nunca vai ter fim. A gente entrando no curso técnico vai só expandindo a memória da gente pra futuramente fazer uma faculdade, algum curso mais de aperfeiçoamento ou fazer algum curso que pode atuar nas duas áreas”, conta.

Na visão dele, mesclar os estudos é benéfico para a carreira. “Ter um conhecimento de eletrotécnica e ingressar noutra área de conhecimento na faculdade é benéfico para a carreira. Pensando nisso, quando eu terminar o curso técnico, pretendo fazer a faculdade de engenharia”, analisa. Durante o Mundo SENAI, ele ainda fez uma apresentação na área da elétrica. “Todo mundo gostou, então acredito que isso muda sim o pensamento dos próximos alunos que podem vir aqui no SENAI Gama.”

Na opinião da coordenadora de educação do SENAI-DF, Valéria Silva, os jovens devem sempre buscar se atualizar porque, cada vez, as empresas buscam profissionais com esse perfil.

“Hoje o que as empresas procuram é um profissional cada vez mais qualificado. Tanto do perfil técnico quanto do comportamental, que são essas competências socioemocionais que eu citei. Então eles esperam que esses profissionais sejam protagonistas e que eles saibam identificar um problema e que eles imediatamente desenvolvam essa solução”, argumenta.

Ainda segundo a coordenadora, o SENAI do Distrito Federal forma mais de quatro mil alunos por ano. Os cursos na área de manutenção automotiva, construção civil e tecnologia da informação são os mais procurados.

Os interessados podem se orientar na plataforma Mundo SENAI e escolher a carreira mais semelhante com as características pessoais. A ferramenta digital está disponível pelo endereço www.mundosenai.com.br. E também pode ser baixado gratuitamente por aplicativo, disponível para smartphones dos sistemas Android e IOS.

Mundo SENAI

A plataforma pode ser conhecida nas unidades do SENAI, mas também está disponível na internet. Tem um passo a passo, com opção de fazer a orientação profissional, descobrindo escolas próximas e cursos compatíveis com a formação e o interesse; um guia de profissões, com uma lista de possibilidades de carreira na indústria e quais delas combinam com as aptidões de determinada pessoa, além da chance de montar um currículo.

Saiba +

O Mundo SENAI utiliza o Watson, ferramenta de serviços cognitivos da IBM, para analisar 92 características socioemocionais do usuário, como extroversão, amabilidade, autodisciplina, entre outras. A ferramenta indica então as profissões da indústria mais adequadas ao perfil desenhado e os cursos existentes. A experiência do SENAI com o Watson será apresentada na conferência Think, da IBM, que ocorrerá em São Francisco, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2019.

Sobre o autor | Website

Jornalista Especializado em Comunicação Empresarial e Marketing em Mídias Digitais. É idealizador da Escola do Jornalista Digital e Diretor de Comunicação e Marketing da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!