Entorno Geral Hudson Cunha

Entorno: Fábio Correa recebe alunos, pais e equipe gestora no primeiro dia do ano letivo de 2019

Entorno: Fábio Correa recebe alunos, pais e equipe gestora no primeiro dia do ano letivo de 2019

Os alunos que retornaram às aulas nesta terça-feira (05) vão ter acesso a uma merenda escolar de qualidade. O cardápio tornou-se uma das preocupações constantes da Secretaria de Educação que passou a oferecer cardápio balanceado e baseado nas necessidades nutricionais das crianças e adolescentes.

Hoje, as mais de 22 Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil de Cidade Ocidental, voltaram a ter vida, com o início do primeiro semestre do ano letivo de 2019. A volta às aulas na Cidade Ocidental, trouxe o retorno de aproximadamente 10.534 alunos. Para receber os estudantes, as escolas foram preparadas com carinho para recepcionar as crianças e adolescentes. Pra começar o ano letivo com tudo – o prefeito Fábio Correa recepcionou alunos, pais e equipe gestora da Escola Municipal Professora Josefa Maria de Lima, uma das unidades de ensino integral de Cidade Ocidental. Durante a visita o prefeito ressaltou a importância da participação dos pais no dia-a-dia dos seus filhos e da presença deles na escola. Convidou que todos se comprometam em trabalhar em equipe na construção de grandes cidadãos e de escolas cada vez melhores.

“Pais a escola é o caminho para que possamos levar as nossas crianças ao lugar mais alto do pódio – o lugar do vencedor. É importante lembrar que o ensino e a formação são coisas que ninguém tira do seu filho. Então nos ajude, vamos trabalhar juntos na construção de grandes cidadãos. Peço que sejam ativos na vida escolar dos seus filhos, debatam os problemas para que juntos possamos resolver as dificuldades”, afirmou. O prefeito Fábio continuou dizendo que “Quando estiver bom que possamos vigiar para que fique cada vez melhor. Estou aqui pronto para trabalhar junto com todos vocês e para que através da educação possamos fazer uma grande revolução de melhorias na nossa cidade”, finalizou.

E é pensando na melhoria do ensino que professores, atendentes, secretários, diretores e coordenadores retornaram segunda-feira (04), para participarem da Formação Pedagógica. O encontro é uma preparação para o corpo docente e contou com a presença de mais de 500 profissionais da educação. O objetivo do encontro é discutir a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula, além de compartilhar conhecimento e fazer o planejamento para o início das aulas.  Para o secretário municipal de Educação, Anderson Luciano, o encontro possibilita reunir todos os profissionais da educação pra conversar sobre o futuro educacional das unidades de ensino e alunos. “Nosso objetivo é manter a qualidade no processo de ensino e aprendizagem do município. Momentos como esse nos estimulam a começar um ano diferente”, afirma. Para o secretário, é necessário que todos acreditem na educação pública de qualidade. “Temos que mostrar que nós acreditamos na educação pública e sabemos que cada servidor tem dado o seu melhor para contribuir com uma educação de qualidade”, finaliza.

De acordo com o prefeito Fábio Correa, o encontro pedagógico é o momento dos profissionais aprenderem técnicas para atender bem a educação do município. “Precisamos de vocês para continuar avançando. Não parem de se qualificar, pois o mundo está avançando rápido e não podemos olhar pra trás, temos que focar no futuro. Quanto mais vocês se qualificarem, mais nossa sociedade vai melhorar”, definiu.

Merenda de qualidade

Os alunos que retornaram às aulas nesta terça-feira (05) vão ter acesso a uma merenda escolar de qualidade. O cardápio tornou-se uma das preocupações constantes da Secretaria de Educação que passou a oferecer cardápio balanceado e baseado nas necessidades nutricionais das crianças e adolescentes. Esse salto na qualidade da merenda só foi possível através de planejamento constante da Prefeitura de Cidade Ocidental. Que criou estratégias e iniciativas do governo local, para manter uma boa refeição aos alunos. Tendo em vista que a verba cedida pelo Governo Federal entre os anos de 2017 e 2018 não acompanhou a realidade do munícipio. O número de escolas e alunos aumentou nos últimos anos, e a verba repassada não acompanhou a realidade o município, paralisou-nos R$ 0,36.

O primeiro passo foi à valorização dos produtores rurais locais. Dando mais oportunidade para a agricultura familiar, oferecendo espaço para que os pequenos produtores forneçam legumes, hortaliças e peixe, em especial a tilápia. Com esta ação, a merenda passou a ter alimentos mais frescos e selecionados. Ao mesmo passo, a produção municipal aumentou e o produtor passou a ganhar mais. Fazendo com que o dinheiro que sai do governo para pagar os alimentos, fique na cidade e fortaleça a economia.

O segundo passo foi à formulação de um cardápio especial para os alunos, incluindo alimentos produzidos na cidade. Do prato principal até a sobremesa fazendo com que o cardápio tenha a cara de Cidade Ocidental – marmelada e goiabada, que são produzidos no município e com valor nutricional bem maior que os alimentos industrializados. A equipe de nutricionistas responsáveis pelo cardápio explica que existe uma padronização em todas as escolas de forma a manter a qualidade dos alimentos oferecidos.

Fazendo que em matéria de qualidade, Cidade Ocidental seja conhecida nacionalmente por sua merenda escolar. Em outubro de 2017, a merendeira local, Nuap dos Santos, foi reconhecida como uma das finalistas do concurso A Melhor Merendeira do Brasil, organizado pelo Fundo Nacional da Educação. Entre mais de 2 mil participantes, Nuap ficou entre as três primeiras colocadas.

Sobre o autor | Website

Jornalista Especializado em Comunicação Empresarial e Marketing em Mídias Digitais. É idealizador da Escola do Jornalista Digital e foi Diretor de Comunicação e Marketing da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!