Entorno Política Hudson Cunha

Lideranças do PSDB declaram apoio a Ronaldo Caiado

Lideranças do PSDB declaram apoio a Ronaldo Caiado

Lideranças goianas anteriormente vinculadas ao PSDB romperam com a sigla e anunciaram apoio à pré-candidatura do senador Ronaldo Caiado (Democratas) ao governo de Goiás nesta segunda-feira (25/06), em Goiânia. Tratam-se de lideranças descontentes com a conduta política do grupo que ocupa o Palácio das Esmeraldas há 20 anos e cientes da necessidade de mudança na gestão estadual.

As adesões reforçam a frente “Unidos para Mudar Goiás”, composta por dez partidos – Democratas, DC, Podemos, PMB, PMN, PPL, PRTB, PSDC, PSL e PTC – e reafirmam o sentimento de mudança que emana com maior intensidade entre os goianos.

Ex-candidata a prefeita de Buriti de Goiás, a fisioterapeuta Átila Rúbia de Deus rompeu com o tucanato e anunciou que apoia Ronaldo Caiado. Átila pediu apoio ao democrata numa possível eleição suplementar dada ao processo de cassação do atual prefeito municipal. “O PSDB abandonou os aliados para apoiar um prefeito de oposição, que oportunamente está apoiando o governo, mas que a vida toda trabalhou contra o partido lá na cidade. Que coerência é essa de uma sigla que deixa os companheiros na chapada para apoiar inimigos?”,  justificou sua decisão de apoiar a pré-candidatura de Caiado.

“Mesmo sem o respaldo do partido, contei com apoio do senador Wilder Morais na eleição municipal e, por gratidão a ele, estou engrossando o coro de apoiares de Ronaldo Caiado por acreditar na liderança e na força dele para modernizar o nosso estado”, pontuou.

O vereador Euler Tobias, que também deixou o PSDB para acompanhar Caiado e Wilder, não poupou críticas ao partido e ao atual governador. Para ele, o projeto político dos tucanos está completamente superado. “A população de Buriti de Goiás está cansada das falsas promessas desse governo e nós nos cansamos de defender um projeto que não prestigia os aliados. Goiás precisa de uma nova era e eu estou abrindo mão de um partido desgastado no estado para estar com Ronaldo Caiado”, frisou.

Ronaldo Caiado atestou que estas adesões demonstram que o projeto “Unidos para Mudar Goiás ganha força dia após dia de pessoas descrentes com 20 anos de uma gestão que se voltou aos seus interesses e esqueceu o povo. “Cada novo apoio ao projeto encabeçado por mim e pelo Wilder é um sopro de esperança que surge em cada cidade do nosso estado. Essas lideranças estão chegando a nós pelo trabalho realizado ao longo do tempo a favor dos 246 municípios goianos, com a destinação de emendas parlamentares ou pela luta incessante pelos interesses de Goiás. Vou governar ouvindo os líderes municipais e definindo com eles os rumos das cidades. Não haverá decisões impostas do Palácio”, salientou.

União

Ex-prefeito de Crixás por dois mandatos (2005-2012), Olímpio César também saiu do PSDB para apoiar a frente “Unidos para Mudar Goiás” e se filiou ao Democratas no último encontro do grupo oposicionista, que aconteceu no último dia 23 de junho em Itapaci, na região do Vale do São Patrício.

Outros dois ex-administradores municipais acompanharam César, entre eles Noé Afonso (Campos Verdes), e cerca de 500 lideranças crixaenses. De acordo com ele, uma pesquisa interna realizada na cidade apontou que Caiado aparece com 72% das intenções de voto ao governo de Goiás e que Wilder já está entre os três primeiros senadores na preferência do eleitorado.

“Sempre fiz política por idealismo e é justamente isso que me fez ter a convicção de acreditar no projeto político dos senadores Ronaldo Caiado e Wilder Morais. Tenho consciência de que o grupo do atual governador vai tentar me dissuadir, mas eu tenho liberdade e dignidade para apoiar um nome de oposição para mudar a trajetória do estado”, afirmou César.

Olímpio César destacou os perfis político e pessoal de Caiado e Wilder como fator preponderante para fechar sua adesão ao Democratas ao projeto da frente “Unidos para Mudar Goiás”. “Caiado possui mais de 40 anos a serviço da população e tem postura firme, ética e credibilidade moral para conduzir os caminhos de nosso estado. O Wilder é um empresário vitorioso, sem nenhuma mácula em seu nome. Ambos possuem ficha limpa e garra para enfrentar uma poderosa máquina há anos no poder. Eles estão credenciados a encarar e vencer essa batalha”, finalizou.

Deputado estadual, José Nelto (Podemos) trouxe várias lideranças de várias partes do estado para declararem ou reafirmarem apoio a Ronaldo Caiado e Wilder Morais. Nelto reafirma que as adesões de líderes tucanos e de partidos alinhados ao projeto político do Palácio das Esmeraldas são a prova cabal da fadiga e falência do atual governo. “O ‘tempo novo’ envelheceu e não consegue mais ludibriar a população com discursos mentirosos. A vinda destas lideranças do PSDB, do MDB e de outros partidos da base governista não somente reforçam o nosso projeto, como também demonstram a insatisfação generalizada

Aragarças

Ao contrário do discurso de aliados do Palácio das Esmeraldas, cada vez mais líderes políticos do estado de Goiás estão aderindo à pré-candidatura de Ronaldo Caiado. Isso ficou claro com a presença de oito dos onze vereadores da Aragarças, cidade que fica na divisa do estado com Mato Grosso.

Articulador da conversa dos edis com Caiado, o primeiro suplente do senador e ex-deputado estadual Luiz Carlos do Carmo (MDB) classifica o momento como relevante e que aumenta a responsabilidade do democrata em catalisar o sentimento da população e saber retribui-lo.

“A região do Vale do Araguaia sempre foi esquecida pelos governos do grupo político que aí está e esses apoios dão um peso importante. O apoio dos vereadores das cidades goianas é muito importante para continuarmos a reforçar o discurso da mudança de rumo na administração do nosso estado”, disse Luiz Carlos do Carmo.

Vereadora por Goiânia com laços familiares em Aragarças,  Leila Klébia (PSC) comunga da mesma visão de Carmo e acrescenta que o turismo da cidade, que poderia ser incrementado para gerar divisas tanto ao município quanto ao estado, não conta com o apoio do governo de Goiás.

“É triste ver que a região está há tempos abandonada e que só é lembrada em período eleitoral. Tenho certeza que, se eleito governador e tendo a parceria com Wilder Morais, Ronaldo Caiado dará atenção especial a essa área. Eles estiveram lá recentemente e sentiram o peso da esperança da população em dias melhores”, asseverou Leila.

Sobre o autor | Website

Jornalista Especializado em Comunicação Empresarial e Marketing em Mídias Digitais. É idealizador da Escola do Jornalista Digital e Diretor de Comunicação e Marketing da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!