Blog

Use a matriz F.O.F.A. para corrigir deficiências e melhorar a empresa

Use a matriz F.O.F.A. para corrigir deficiências e melhorar a empresa

Ao conhecer as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que influem nos negócios é possível planejar-se e projetar soluções competitivas mais eficientes.

Quando se fala em ferramenta empresarial, do ponto de vista dos recursos humanos, nos deparamos, nos últimos tempos, com a Matriz SWOT Pessoal. SWOT é uma sigla inglesa cujas palavras querem dizer S (Strengths – Forças), W (Weaknesses – Fraquezas), O (Opportunities – Oportunidades) e T (Threats – Ameaças). Então, no mercado de trabalho da terceira década do século 21, o uso da Matriz SWOT Pessoal contribui para que os profissionais se conheçam e conheçam o cenário profissional no qual estão inseridos, e passe a identificar suas qualidades, a enxergar seus pontos fracos e a enumerar os obstáculos a serem superados.

A análise utilizada pela matriz consiste em você definir um objetivo central, sendo para isso, honesto no momento de responder algumas das perguntas usadas pela ferramenta. Serão essas as respostas serem utilizadas na montagem do seu SWOT Pessoal.

Como fazer?

As perguntas giram entorno de temas, como reconhecimento dos pontos fortes da pessoa (Exemplo: Quais são suas habilidades e capacidades mais marcantes? Quais as vantagens que você tem que os outros não têm? (como cursos, habilidades, conexões, certificações, experiências, etc.) O que outras pessoas consideram seus pontos fortes?); dos os obstáculos que comprometem sua ascensão profissional (Você recebeu algum feedback indicando pontos de melhoria? Quais comportamentos ou características pessoais você possui que sabotam o seu sucesso? Você tem vícios no trabalho que irritam outros colaboradores? Quais são suas dificuldades técnicas?, e outras).

Outros aspectos também são salientados nas perguntas e possibilitam uma  avaliação de valores, ideais e planos para o futuro de cada profissional (Qual a situação do mercado, tanto da carreira quanto da empresa onde você trabalha? Você costuma frequentar eventos ligados à sua área? Como anda o seu networking? Você está atualizado com as novas tecnologias ligadas à sua área?); além de enumerar os pontos que podem prejudicar uma carreira profissional (Qual a situação atual do seu segmento? Meus conhecimentos são suficientes para atender à vaga que ocupo? A falta de conhecimentos tecnológicos pode ameaçar o seu cargo? Quais outros obstáculos você enfrenta na carreira atualmente?).

Possibilidades 

Em português, a junção das palavras Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças dão à ferramenta SWOT o nome de FOFA. Tem sido utilizada no Brasil em múltiplas funções, como por exemplo, na preparação de candidatos para entrevista de emprego, pois ela permite que o candidato conheça seus pontos fortes e possa ressaltá-los durante a entrevista. Tem sido utilizada também na preparação de currículos vitae, na avaliação de potencial – para ter uma boa comparação de suas forças contra seus concorrentes – e na busca por mudanças de carreira, uma vez que a ferramenta possibilita identificar se suas habilidades podem se as exigidas em sua nova carreira.

História

Um dos pilares básicos da Matriz SWOT Pessoal é contribuir para que os profissionais possam agrupar elementos pessoais que os ajudem na análise do ambiente interno da empresa na qual eles pretendem trabalhar. A ferramenta foi elaborada pelo norte-americano, Albert Humphrey, que era consultor de gestão de negócios, entre os anos de 1960 e 1970. Inicialmente ela foi desenvolvida para ser usada em empresas, como forma de avaliar o ambiente e auxiliar nas estratégias e tomadas de decisão.

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Sobre o autor | Website

Hudson Cunha foi Secretário de Comunicação, Diretor de Comunicação na Associação de Blogueiros do Distrito Federal e Entorno. É jornalista Especializado em Comunicação Empresarial e Marketing em Mídias Digitais e idealizador do Instituto Hudson Cunha - Consultoria, Treinamento e Assessoria e da Agência 84 – Comunicação. Inteligente, alegre e amante de um bom vinho.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!